quinta-feira, maio 11, 2017

Guest Post: um dia no Kidzania, em São Paulo

Guest Post: um dia no Kidzania, em São Paulo

Bilheteria Kidzania
"Fui ao Kidzania, um parque indoor no shopping Eldorado, em São Paulo, num feriado, em maio do ano passado, com meu marido e meus dois filhos, um de 3 e outro de 5 anos.

Assim que entramos no Kidzania li uma frase na parede que defini exatamente o conceito do parque “E se as crianças se cansassem do mundo dos adultos e resolvessem criar seu próprio mundo”. Essa é a ideia central do lugar. É uma cidade onde as crianças é que são as protagonistas e podem experimentar as profissões e os afazeres do dia a dia do mundo adulto. Sim, aqui é possível aprender brincando!


Na entrada, todos os adultos e crianças colocam uma pulseira com as informações dos pais e da criança. Essa pulseira funciona para que sua criança não saia sozinha de dentro do parque, apenas poderá sair com as pulseiras que foram cadastradas junto com a sua. Achei ótimo o sistema, apesar de ficarmos perto dos nossos filhos o tempo todo é muito bom saber que contamos com este tipo de segurança.



Ainda na bilheteria é dado um cheque para a criança que é encaminhada para o banco da cidade para que compense seu cheque, no banco a criança recebe os KidZos, como se chama a moeda local da cidade que vamos entrar. A partir daí as escolhas estão com os pequenos, que decidem se vão começar a gastar o dinheiro que tem ou se irão guardar aquele dinheiro recebido e optar por ganhar mais dinheiro.



São inúmeras atividades! Apresentam à criança a chance de conhecer diversas profissões, e as atividades conseguem ser ao mesmo tempo divertidas e pedagógicas. O lugar tem várias empresas com réplicas de suas fábricas. Já tinha ouvido falar que era uma grande propaganda das empresas, mas sinceramente isso não atrapalha em nada a diversão e os pequenos nem notam.

Quando a criança escolhe a profissão que quer realizar ela primeiro participa de um “treinamento” para aprender sobre a profissão a ser executada, e só depois vai para a prática em si. As crianças amam cada detalhe. Entram poucas crianças por vez, o número varia por atividade, e o tempo das atividades também varia, em torno de 30 minutos para cada experiência. Na porta de cada atividade tem uma plaquinha com essas informações: número de crianças, duração, idade mínima (porque nem todos os brinquedos são liberados para crianças de 4 anos, alguns por exemplo precisa saber ler e escrever e não daria para crianças desta idade) e se você ganha ou perde KidZos naquela atividade (Exemplo, se você vai fazer a barba perde dinheiro, mas se trabalha de bombeiro ganha).

Durante a realização das atividades apenas as crianças podem entrar, os pais ficam do lado de fora esperando. Mas as salas são todas com janelas onde podemos vê tudo que acontece lá dentro. O grupo de crianças entra sempre acompanhado de um monitor que é quem orienta sobre a profissão.

Entre as atividades que meu filho mais gostou de fazer está a de ser médico de emergência. As crianças recebiam o treinamento, se preparavam com jaleco e estetoscópio e saiam pela cidade dentro de uma ambulância (a ambulância anda mesmo pela cidade e os pais vão todos acompanhando atrás). No caminho eles paravam para socorrer a pessoa que havia passado mal, uma criança que era escolhida por eles na hora e ficava deitada no chão fazendo o papel da paciente.

Atendendo a paciente como Médico de Emergência

Bom, todos essas atividades são apenas para crianças entre 4 e 14 anos. Crianças menores de 4 anos não pagam entrada e também não participam de nenhuma atividade, foi o caso do meu caçula. Existe um espaço reservado para crianças nessa faixa etária, com brinquedos diversos, massinhas e um “pula-pula” diferente. Utilizei esse espaço em três momentos diferentes durante o período que estive por lá. 

Brincando na sala dedicada a menores de 4 anos

Pontos Negativos: O curto horário em que o parque fica aberto, não dando tempo para aproveitar nem metade das atividades. E a falta de opção para os pais enquanto esperam.

Pontos Positivos: A riqueza nos detalhes da cidade e principalmente a realidade com que as atividades são realizadas. Meu filho saiu de lá tendo a certeza de que salvou a vida de uma pessoa que estava morrendo, rs. Os funcionários também são bem atenciosos com as crianças.

Dica: São muitas atividades, mais de 50 profissões, para serem feitas em pouco tempo de funcionamento de parque, as crianças sempre vão sair querendo voltar para ir a profissões que faltaram. Mas para otimizar seu tempo olhe antes no site do parque as profissões que acha que sua criança gostaria de ir para não chegar lá e ficar perdido procurando o que tem. Também não fique em busca de esperar a fila diminuir, algumas atividades terão fila o dia todo, como a dos bombeiros. Cometemos esses dois erros e acabamos perdendo muito tempo com isso.

Valores: Pagamos R$100,00 reais para o nosso filho de 5 anos e R$50,00 cada adulto. O de 3 anos ainda não pagava. O ingresso de adulto dava direito a ser usado mais uma vez, durante os próximos seis meses.

Conclusão: Vale muito a pena ir a esse parque para as crianças acima de 4 anos. É um dia de descobertas! Meu filho sempre pede pra voltar. A proposta do lugar é muito interessante e diferente de qualquer outro parque que já tivéssemos ido.

Agradeço a Dani por ceder um espaço por aqui para que eu dividisse essa experiência com vocês e por ser sempre tão solicita!"


Quem escreveu esse post fantástico foi a Luana, 31 anos, cristã, psicóloga, tem esses dois filhos lindos e ela é, assim como todos nós, apaixonada por viagens. Obrigada Luana, uma leitora incrível que compartilhou conosco a experiência de um dia no parque com seus filhos. Beijo grande e que venham muitas viagens para vocês!

SERVIÇO

Kidzania São PauloAvenida Rebouças, Nº 3970 – Segundo Subsolo  |  Pinheiros | Shopping Eldorado | São Paulo - SP
Por questões de segurança, crianças menores de 12 anos deverão estar acompanhados de um responsável maior de 18 anos


Postar um comentário

Vai ser muito bacana ter um comentário seu aqui! Todos os comentários do blog são moderados, então em breve será publicado. Enquanto isso continue curtindo nosso blog, Vem pro Parque!

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search