quarta-feira, maio 31, 2017

O Castelo mais colorido do Brasil: Castelo das Nações, no Beto Carrero World

O Castelo mais colorido do Brasil: Castelo das Nações, no Beto Carrero World

Castelo das Nações: divulgação
Com muito orgulho participamos de mais uma Blogagem Coletiva, onde diversos blogs de viagens falarão de vários CASTELOS ao redor do mundo!

E aqui no Vem pro Parque, um blog que prestigia os parques brasileiros, não poderíamos deixar de falar do castelo mais encantado do País, a majestosa entrada para o parque Beto Carrero World, o maior parque temático da América latina que fica no Estado de Santa Catarina, cidade de Penha.


Ele é impactante, hipnotizador... ele é o Castelo das Nações!

Esse imponente castelo possui 10.444m² de área e é o maior prédio de todo o parque, e nele estão as bilheterias, os "Super Carros", várias lojas e cafés, sanitários, guarda-volumes e vários outros serviços. Sua mais importante reforma aconteceu no final do ano de 2008, quando recebeu nova pintura.




A pintura do castelo foi inspirada no nascimento das estrelas e em fenômenos espaciais, onde de forma criativa, nove pintores trabalham com aerógrafos e técnicas de grafitagem, fazendo arte na construção de traços medievais.

Segundo a assessoria de imprensa do parque, a ideia principal da pintura, formas e cores foi do projetista Richard Gustavo Oliveira Cardozo, que buscou inspiração no espaço sideral. Ele explica que a inspiração foi a Nebulosa de Orion – M42, um fenômeno da natureza contendo formações gasosas e onde nascem as estrelas. “A intenção era fazer com que as cores se misturassem, que as pessoas não soubessem dizer onde começa uma e termina outra, assim como acontece no espaço. Além disso, alguns detalhes pintados na parede representam as estrelas”.

Photo by Elias Bammesberger on Flickr

Neste projeto artístico de pintura foram utilizados cerca de 100 baldes de tinta, cada um com 18 litros. No acabamento os pintores usaram várias camadas de verniz perolizado, que além de proteger, causam um efeito diferenciado sobre a pintura em grafite. De acordo com a luz e o horário do dia as cores parecem se alternar, o que aumenta a magia do cartão postal do Parque.

Foto de Fabiano Cim
Conforme Claudete Cando, gerente de obras do empreendimento, o colorido usado nas paredes ajuda a remeter à ideia de fantasia. “O prédio agora tem mais detalhes do que antes, é mais vibrante, divertido. E é interessante porque quando falamos em castelo pensamos em algo antigo, medieval, em tons pastéis, mas aqui tudo é diferente”.

Castelo das Nações recebendo nova pintura aos poucos
Não tirar uma foto em frente ao Castelo das Nações é como ir à Disney e não tirar uma foto com o Castelo da Cinderela ao fundo. É clássico. E para facilitar a sua vida o Beto Carrero World possui um serviço fotográfico logo na entrada do parque, onde fotos lindas são tiradas com equipamento profissional no melhor horário do dia (basta agendar), e na saída você retira sua foto impressa. 

A nossa foto clássica (amadora) ficou assim:


Mas o que temos lá dentro do Castelo das Nações??


Ao passarmos pelo grande portal temos uma imensa área cercada de bilheterias... Ao redor deste imenso saguão encontram-se lojas com produtos do parque e seus personagens, loja com produtos Beto Carrero, exposição dos Super Carros (onde você tira fotos dentro dos carrões e agenda o seu test drive), banheiros, salas de atendimento ao cliente, balcão de informações, totens para retirada dos mapas... Ali também se concentra toda a administração do parque.

Foto: Beto Carrero World

Lojinhas que deixam as crianças malucas... e os pais também

Exposição Super Carros no saguão do Palácio
O Castelo das Nações do Beto Carrero World é, sem dúvida, o castelo mais fotografado do Brasil! E vou contar um segredinho pra você que leu toda essa matéria e chegou aqui: o colorido do Castelo das Nações me inspirou a desenhar o fundo do blog... essas linhas coloridas que preenchem o nosso "papel de parede" foi 100% inspirado nesse castelo, e suas cores foram cuidadosamente retiradas com um "conta-gotas" digital da pintura do Castelo das Nações.

Gostaram?

Deixe seu comentário no final do post!

Este post faz parte da Blogagem Coletiva #CastelosPeloMundo, não deixe de acessar os outros blogs de viagem participantes:




 

Índice de Postagens por assunto sobre o Beto Carrero World:


  1. Que lindooooo! Realmente essa pintura fez toda a diferença!!!!
    Você já foi ao Beto Carrero no inverno? Será que vale a pena?

    ResponderExcluir
  2. Quanta coisa bonita e interessante temos no nosso país, não é? Parabéns pelo post, repleto de informações importantes. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Eu fiquei encantada quando cheguei ao Beto Carrero e dei de cara com esse castelo enorme e maravilhoso! Muito bom saber um pouco mais da história, adorei!

    ResponderExcluir
  4. Nossa não conheci. Super coloridão mesmo heim! Parace até um brinquedo! Curti!

    ResponderExcluir
  5. Bota cor nisso hein??? hehehe Deu até vontade de visitar o Beto Carrero agora e eu nem sou tão chegada em parques rs...

    ResponderExcluir
  6. Muito legal saber de tudo isso! O castelo é lindo mesmo e remete à fantasia! Adorei saber que as cores do blog tiveram sua inspiração no castelo! Muito legal!

    ResponderExcluir
  7. Oiii! A gente esteve lá em janeiro deste ano e amamos! O Castelo é realmente impactante! Bj

    ResponderExcluir
  8. Que demais saber um pouquinho da história do Castelo das Nações. O seu colorido é vibrante e encantador, e adorei saber que seu blog foi inspirado nele.
    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  9. Eu acho este castelo do Beto Carrero World uma das atrações mais interessantes e bonitas que eu já vi. Não conheço pessoalmente, mas me atrai demais, acho que devido às cores lindas que os artistas usaram.

    ResponderExcluir
  10. Daniela!!! Eu não conheço o Beto Carreiro, mas fiquei muito tentada a ir só para ver esse castelo de perto... Essa história de a pintura ser inspirada no nascimento das estrelas e em fenômenos espaciais me deixou muito interessada! Eu adoro astronomia!!!! E gostei também de saber de onde foi a inspiração para o layout do seu blog!
    Parabéns pelo post!!!
    Um super beijo
    Carolina

    ResponderExcluir
  11. Eu não imaginava que tinha um castelo tão lindo assim no Beto Carrero! Incrível!
    E como você disse, remete mesmo a uma ideia de fantasia! Muito bacana! :)

    ResponderExcluir
  12. Muito legal. Esse castelo é lindo!!
    lembro de quando fui para la, faz tempo já
    Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  13. Que incrível essa pintura! Imagino o trabalho que deu para fazer essa arte. A noite, pela foto, parece que as cores vêm de uma iluminação sobre a fachada. Realmente impressionante!

    ResponderExcluir
  14. Muito colorido mesmo e lindo. Não conhecemos Beto Carrero acredita? Mas vai chegar a oportunidade e iremos tirar uma foto como a de vocês em frente ao castelo :)

    ResponderExcluir
  15. Daniela, que post gostoso e colorido! Adorei... fiquei muito emocionada, pois fui ao Beto Carrero com meu filho mais velho. Ela estava com 8 meses e foi a primeira viagem dele. Hoje ele está com quase 22 anos. Foi nostálgico! Amei saber que as cores do castelo inspiraram o layout do seu blog. Grande abraço!

    ResponderExcluir

Vai ser muito bacana ter um comentário seu aqui! Todos os comentários do blog são moderados, então em breve será publicado. Enquanto isso continue curtindo nosso blog, Vem pro Parque!

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search