Search

A volta do Playcenter em nossas vidas: conheça o livro do lugar onde tudo acontecia!

Foto de fundo: Jornal SP Norte

Em outubro de 2016 os apaixonados por parques e fãs do Playcenter, e também apaixonados por história, ganharam um presente inestimável: o lançamento do livro “Playcenter, o lugar onde tudo acontecia”, de Maurício Nunes.

Corri para garantir o meu exemplar, e faz tempo que estou pra contar sobre o livro para os leitores do Vem pro Parque… A compra foi muito simples, pois fiz através do site da própria editora Zelig. Receber o livro foi uma delícia, pois ele acompanha um passaporte do Playcenter, igualzinho aos que ganhávamos no Natal ou nos aniversários, presente tão sonhado pelas crianças dos anos 80. E esse passaporte, simbólico, já inicia sua viagem de volta ao mundo de sonho e fantasia que o livro te proporciona. Faltou só o carimbinho nas mãos… 

Para quem não é de São Paulo e não possui o Play marcado em sua existência, saibam que o Playcenter viveu por 39 anos na cidade de São Paulo, marcou gerações, tendências, mudou a vida da cidade inúmeras vezes!
Eu mesma, ao folhear o livro senti vários “déjà-vus”, pois o Play fez parte da minha história de vida também. Mas o livro não é só para os fãs nostálgicos não! O livro nos fornece valiosas informações e fatos históricos, além de curiosidades que me deixaram de queixo caído! Conta a história de um empreendedor visionário, o Marcelo Gutglas. E essa história se mistura com a trajetória de outros grandes empreendedores no Brasil, como Maurício de Sousa e Ricardo Amaral, entre outros. Aliás o prefácio do livro é de Maurício de Sousa, um belo começo.
O livro é colorido, recheado de fotos que dão vida à todos os detalhes, é divertido, e uma obra de arte em termos de scrapbooking digital no quesito diagramação. São 220 páginas com MUITA história. Mauricio Nunes fez um belíssimo trabalho resumindo ano a ano, de 1973 a 2012, os principais eventos, lançamentos, visitas famosas, atrações, shows e até as ações de marketing do Playcenter. E ao término deste diário fascinante, lá pela página 66 do livro, começam as descrições ilustradas e histórias de todas as atrações que passaram pelo parque, de onde vieram, o que proporcionavam, etc, de uma forma para “parqueiro” nenhum botar defeito… um museu e tanto!

Páginas do ano em que mais frequentei o Play… que saudades!

E não para por aí não! Tem um capítulo inteiro destinado a história e ranking das montanhas russas do parque, outro sobre a saudosa e mágica “Montanha Encantada”, cujo conteúdo em parte pode ser revisto lá no Beto Carrero World, coisa bacana que contei aqui nesse post. Tem um capítulo contanto tudo sobre a visita do astro Michael Jackson no Playcenter, onde permaneceu por duas horas e meia e foi notícia no mundo inteiro. Outras histórias foram destacadas, como as das atrações “Show dos Ursos” (uma banda de ursos inspirada no sucesso de uma atração da Disney), “Monga, a mulher macaco”, capítulo que me fez rir demais, e que no final desvenda todo o seu mistério… Aliás no Beto Carrero World tem o show da Monga até hoje, e nem te conto quem foi a primeira pessoa a sair correndo de dentro da sala da transformação… sim, eu! Hahaha (trauma de infância ou uma ação para reviver os velhos tempos no Play?). E tem até um capítulo que os cinéfilos amarão: tudo sobre o clássico filme “King Kong” e a promoção de seu lançamento no Brasil em 1977, onde a imensa criatura esteve no Playcenter acompanhado da bela Jessica Lange, esta por sua vez guiada por Silvio Santos! Em 1979 ele retorna (O King Kong), chegando ao Play com uma forte escolta militar. Uma história rica em detalhes técnicos, operacionais e sentimentais. Adorei!

Outras histórias também são contadas em sua íntegra e com tantos detalhes que fica difícil de largar esse livro na metade do caminho… David Coperfield, os Trapalhões, Freddy Krueger, Orcas, Xuxa… ufa… tem muita coisa boa de saber nesse livro!
Para os fãs de gastronomia tem também a “ala” do livro onde são mencionadas todas as delícias que consumimos nos parques: pizzas, hot-dog, pipoca, maçã do amor, etc, mas o interessante é que o autor nos entrega a história de cada um desses itens, origens, curiosidades e sua interação com o Playcenter… eu jamais sequer sonharia que no Playcenter eram consumidas cerca de 120 toneladas de maçã de amor por ano! Já pensou?

Muitas páginas são dedicadas também à história das famosas Noites do Terror do Playcenter, foram exatamente 25 edições (25 anos) desse evento horripilante (e fascinante) e o livro conta todas as suas curiosidades e lendas macabras. D-E-M-A-I-S!!!
E quando achamos que o livro está acabando, somos surpreendidos com um diário de uma excursão ao Playcenter:  quem esteve lá volta a ter “déjà-vus” com as experiências em comum que poderá encontrar no texto. Pelo menos na “minha época” (sou nascida em 1974), muitos colégios promoviam excursões ao Play para estudo de física ou de ciências (sim, eu entrei dentro do corpo da EVA!!!), e como boa paulistana não escapei dessa fase.
Maurício Nunes encerra o livro com mais de dez páginas dedicadas às curiosidades da vida do Play e um emocionante texto de agradecimento que resume sua relação com o parque.
E o livro, em alguns momentos, alimenta SIM a hipótese de que o Play vai voltar… o próprio Marcelo Gutglas que faz um depoimento ao final do livro se despede com um “até breve”. Será? 
O livro do Playcenter é aquele livro que todo fã de parques de diversão tem que ter na cabeceira da cama. Todo marketeiro deveria ler, pois tem muitos cases de sucesso inspiradores. Todo mundo que esteve ao menos uma vez no Playcenter, e que ao menos uma vez teve um dia inesquecível naquele parque, tem que ler este livro!
Maurício Nunes já publicou outros cinco livros e atua como
colaborador de revistas como Rolling Stone, Sexy, Top Magazine e dos jornais
Folha de S. Paulo e Metro, onde mantém uma coluna semanal chamada “Toca do Lobo”.

Playcenter – o lugar onde tudo acontecia
Editora: Zelig
Autor: Maurício Nunes
Páginas: 220
Preço: em torno dos R$45,00
Compras através do e-mail da Editora Zelig: editorazelig@gmail.com ou https://www.facebook.com/editorazelig/



Assista a entrevista pra lá de especial e muito bacana com o autor Mauricio Nunes, com o apresentador e fã do Playcenter, Danilo Gentili. O Playcenter marcou gerações, e muitas coisas boas foram resgatadas na entrevista, vale a pena assistir! Show!


Conteúdo atualizado em 31 de março de 2021

Índice

Siga-nos no Facebook e Instagram!

[instagram-feed feed=4]

Busque seu Hotel

Booking.com

Parques do Brasil

Avaliações

Leia nossas avaliações de hospedagens, restaurantes e passeios no Trip Advisor

Tipos de Parque

De carro é bem melhor!

Estados Visitados

Nunca viaje sem seguro!

logo-topo-500

Comentários:

Vai ser muito bacana ter um comentário seu aqui!

SOMOS UM BLOG DE VIAGENS EM FAMÍLIA COM FOCO EM DESTINOS DIVERTIDOS, ONDE RELATAMOS NOSSAS EXPERIÊNCIAS DANDO DICAS AOS LEITORES. NÃO SOMOS PARQUE E NÃO VENDEMOS NENHUMA ESTADIA OU INGRESSO PARA NENHUM DOS DESTINOS CITADOS.

Todos os comentários do blog são moderados, então em breve será publicado. NÃO RESPONDEMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS.