Search

Raskapuska: saiba o segredo dessa montanha encantada do Beto Carrero World!

Raskapuska é aquela atração que faz sucesso absoluto entre os pequenos: é “a montanha encantada” do Beto Carrero World… Com tecnologia e efeitos especiais, você embarca em uma expedição dentro de um tronco de árvore, que percorre um trilho submerso em água. A fachada já é mágica, você passa a fazer parte de um conto de fadas, entre soldadinhos, duendes e seres mágicos, todos personagens da literatura infantil… mas esta atração guarda um grande segredo que fascina os adultos…

Não é bem um segredo, mas um detalhe que para muitos é desconhecido: quem se recorda ou esteve no Playcenter, em São Paulo? Esse parque fez parte da minha infância, assim como um de seus brinquedos, a “Montanha Encantada”… tenho certeza que a Montanha Encantada do Playcenter em São Paulo fez parte da vida de muitos de vocês... Era um dos brinquedos mais visitados do Playcenter, inaugurado em 1980, e chegava a ter 700 visitantes por hora, superando atrações radicais do parque…  Essa atração permaneceu no parque por 25 anos!  Algumas fotos históricas para relembrarmos, abaixo:
Essa parte dos anões era a minha preferida… Foto: Playcenter

Montanha Encantada do Playcenter

Montanha Encantada do Playcenter
Pois bem, no dia 13 de agosto de 2005, em uma das noites do terror do Playcenter a estrutura externa (fibra de vidro) da Montanha Encantada pegou fogo, com origem desconhecida, mas felizmente o incêndio foi controlado em poucos minutos. Naquela ocasião os brinquedos da montanha já haviam sido vendidos ao Beto Carrero World, e praticamente toda sua estrutura já não estava mais no Playcenter na ocasião do incêndio, ainda bem! 
Mas o que nos fascina, é que todo seu conteúdo, intacto, foi instalado na Raskapuska, e assim como eu, quem curtiu a Montanha Encantada do Playcenter vai reviver momentos especiais com seu filho. No dia em que conheci a atração Raskapuska pela primeira vez eu não sabia desse histórico, e lá dentro durante percurso, ao olhar os bonecos e sentir o cheiro do lugar tive um “déjà vu”, e lembrei de momentos com amigas no Playcenter. Só depois soube o motivo do “déja-vu”. Incrível! 
As filas são rápidas, pois são cerca de 15 trenós, e a capacidade em cada é de até 5 pessoas (considerando crianças pequenas com adultos). O trajeto é curto, mas passa por cenários muito ricos em cores, luzes e movimentos. Está tudo incrivelmente conservado… 
Raskapuska, foto: BCW

Raskapuska, foto: BCW

Por esse motivo, essa atração do Beto Carrero World tem um significado muito especial na vida de muitos. Confesso que meus filhos acharam muito sem graça, pois já estão na idade de curtir os brinquedos mais radicais, sem contar que por ser um local úmido e por conter verdadeiras relíquias compostas por tecidos, o aroma do ambiente é semelhante ao de “mofo”, isso é inevitável… e esse cheiro já existia lá na Montanha Encantada, décadas atrás. E marcou minha melhor infância! Ha ha ha… 
Fila para embarque no Raskapuska
Criatura fascinante na fila do Raskapuska: te segue com os olhos!!!

Acima, mais um momento “déjà vu” da Raskapuska… Quem esteve, na infância, no parque do Gugu, em São Paulo?? Esse parque atuou entre os anos de 1997 e 2002 no Shopping SP Market, por onde passou o parque “Mundo da Xuxa” e onde hoje opera o Parque da Mônica. Quem curtiu esse parque vai se lembrar de onde conhece esse duende que nos fascina, que “guarda” a fila da Raskapuska… 

Escultura gigantesca na entrada da atração, esculpida na pedra. A coruja tem o dobro do meu tamanho!

Esse duende, para quem não sabe, também já esteve lá no Beach Park em Fortaleza, há muitos anos atrás, antes de vir para São Paulo… lá pelo ano de 1997… e olha que não é que conseguimos uma foto dele nessa época?? Quem nos enviou essa “raridade” foi a Julia Sampaio, do blog de viagens Fora da Toca, muito bacana por sinal!

Duende da Raskapuska no ano de 1997 lá no Beach Park em Fortaleza, antes de ir para o extinto Parque do Gugu em São Paulo.


E claro, como é de se esperar, a grande surpresa está no final, quando o trenó desliza em uma queda da água e completa a alegria da criançada

Gostou? Conte para nós se já esteve na Raskapuska, ou na Montanha Encantada do Playcenter…

Índice de Postagens por assunto sobre o Beto Carrero World:

Conteúdo atualizado em 31 de março de 2021

Índice

Siga-nos no Facebook e Instagram!

[instagram-feed feed=4]

Busque seu Hotel

Booking.com

Parques do Brasil

Avaliações

Leia nossas avaliações de hospedagens, restaurantes e passeios no Trip Advisor

Tipos de Parque

De carro é bem melhor!

Estados Visitados

Nunca viaje sem seguro!

logo-topo-500

Comentários:

Vai ser muito bacana ter um comentário seu aqui!

SOMOS UM BLOG DE VIAGENS EM FAMÍLIA COM FOCO EM DESTINOS DIVERTIDOS, ONDE RELATAMOS NOSSAS EXPERIÊNCIAS DANDO DICAS AOS LEITORES. NÃO SOMOS PARQUE E NÃO VENDEMOS NENHUMA ESTADIA OU INGRESSO PARA NENHUM DOS DESTINOS CITADOS.

Todos os comentários do blog são moderados, então em breve será publicado. NÃO RESPONDEMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS.

22 respostas

  1. Muito bacana a matéria! Gostei! Parabéns pelo blog 😉
    Só uma pequena correção: na ocasião do incêndio na Montanha Encantada (Playcenter) a atração já estava fechada ao público e em fase final de desmontagem. Todos os equipamentos internos e cenários já haviam sido retirados, o incêndio teve início na "demolição" da cenografia externa, que composta por fibra de vidro propiciou um foco de incêndio com o uso de maçarico, se alastrando para a parte superior e transformando-se em um grande incêndio.

  2. Que interessante o reaproveitamento dos brinquedos. "Tudo se recria" e reviver memórias é legal demais. Parabéns pelo post 🙂

  3. Eu era absolutamente apaixonada pela Montanha Encantada! Não sabia que tinha sido preservada! Que legal!
    Minhas filhas estão loucas pra conhecer o Beto Carrero. Infelizemente ainda não surgiu a oportunidade de fazer esta viagem, mas espero que em breve a gente apareça por lá!
    Adorei o post!

    1. Simone, então vai reconhecer os bonecos da Raskapuska! que legal… Leve suas filhas, elas vão amar. Bjs

  4. Eu sou de Curitiba e minha esposa de Itajaí…. E você acredita que eu ainda não conheço o Beto Carreiro!? Meu Deus, que vergonha!!! Tanta coisa fascinante que esse parque tem né? Já passou da hora de aproveitar um dia de magia nesse lugar tão encantador. Parabéns pelo ótimo trabalho.

    1. Nossa Itamar.. mas é assim mesmo, somos de SP e não conheço vários pontos turísticos… Mas vá, vale a pena! Obrigada pela visita!

  5. Que parque lindo, adoraria conhecer. Se eu fosse criança pediria uma viagem para conhecer esse parque, se pediria.

  6. Poxa, to organizando uma viagem para uma amiga justamente pro Beto Carrero e já descobri uma dica bacana para passar a ela.
    As crianças vão ficar doidas!!! Adorei!

  7. A gente morre de vontade de conhecer o Beto Carreiro!! Somos apaixonados pelos parques de Orlando e todo mundo diz que o BC não fica para trás! Somos super curiosos para a visita. Quanto a atração, achei demais, as crianças devem amar! 🙂

    1. Não dá para comprar claro, mas realmente não deixa nada a desejar, você iria se surpreender… estamos na contramão com meus filhos, prometi levá-los á Disney depois de conhecer os parques do Brasil…..

  8. Que delícia saber que ainda existe uma "Montanha Encantada"! Tenho lembranças de infância incríveis nos passeios do Playcentes, e a montanha era um dos momentos mais especiais. Agora preciso arranjar um sobrinho como desculpa para passear no Beto Carrero e rever a montanha

  9. Amei rever as fotos da Montanha Encantada do Playcenter, passei momentos preciosos da minha vida dentro desse parque incrível. E muito lindo essa Montanha do Beto Carreiro, pena que fica longe. Taí uma ideia, que tal um Beto Carreiro II aqui em São Paulo?!!! Seria maravilhoso.

  10. melhor parque da vida serio eu sou APAIXONADA por todos os brinquedos e o raskapuska é muito lindo cara. relembro quando eu era menor que ia ao parque e ia nesse brinquedo maravilhoso. o que sera seraaa que o mundo……………………………. melhor musiquinha skskssks