Search

Dicas do Parque Unipraias em Balneário Camboriú

Estação Barra Sul. Foto: Divulgação Unipraias

Não importa quantos dias irá ficar na região, o Parque Unipraias é seu dever e obrigação de visitar! Reserve um dia inteiro para ele e não irá se arrepender!!!

Balneário Camboriú está a 45 minutos de carro de Penha, e como estávamos hospedados perto do Beto Carrero World contratamos a van do Pedrinho Tur para nos levar e buscar nesse dia, e ele nos cobrou 35 reais por pessoa (jan 2016). Achei um preço justo, pois de táxi gastaríamos mais, sendo que um só táxi não seria suficiente… e as crianças ainda foram assistindo DVD no trajeto.
É preciso comprar ingresso para ter acesso ao parque, e este pode ser comprado antecipadamente pela internet, na loja virtual do Unipraias. Nós compramos na recepção de nossa pousada, achamos mais prático. Na loja virtual eles vendem uns combos com as atrações que existem lá dentro e que são pagas à parte, então vale mesmo a pena comprar tudo antecipadamente.
O Parque foi inaugurado em agosto de 1999, e com seus 47 bondinhos interligam o Balneário Camboriú à belíssima Praia das Laranjeiras. É um projeto que nos enche de orgulho por ser brasileiro. Conheça sua história aqui
São 3 estações de bondinho, a estação Barra Sul, onde é feito o primeiro embarque, em uma estrutura ao lado do encontro das águas do mar da praia de Camboriú com o Rio Camboriú, de onde saem muitas embarcações, inclusive as escunas piratas, assunto para outro post.
Ao comprar o ingresso para o bondinho, você tem direito a ida e volta, ou seja, embarca na Barra Sul, pode parar e descer na Estação Mata Atlântica que fica lá no alto do Morro da Aguada, depois descer para a estação Laranjeiras, onde é delicioso passar o dia e depois fazer o trajeto de volta, parando ou não na Estação Mata Atlântica na volta. O parque fica aberto das 9:30 às 18:00 horas, horário que é estendido nos meses de alta temporada. 
Mapa Parque Unipraias. Fonte: Site Unipraias, divulgação
Chegue cedo, assim você consegue curtir as atividades do parque e depois passar o restante do dia na Praia das Laranjeiras, cuja experiência relato nesse post aqui
Ao embarcar no bondinho a sensação é de que você está embarcando em um helicóptero… a vista é linda, e cada vez mais alta, mais alta… O trajeto é silencioso, não balança, é muito seguro. Embarcam 6 pessoas em cada bondinho, mas pode-se ir com menos pessoas, normalmente as famílias se agrupam. 
Início da subida

No ponto mais alto, chegando na Estação Mata Atlântica
Assim que você desembarca na Estação mata Atlântica, no alto do “morro”, você e sua família são convidados por uma equipe de fotógrafos simpáticos a tirar uma foto oficial do passeio em um “bonde cenário”. A nossa foto, abaixo, ficou sensacional, as poses foram sugeridas por eles… Você compra a foto na mesma hora, e é uma das recordações mais bacanas de lá. Estávamos tão ansiosos para conhecer o parque que eu acabei não comprando a foto naquele momento, deixei para o retorno e me arrependi: a volta do bondinho no final do dia é lotada e a gente acaba nem parando nessa estação no retorno, tive um longo e árduo trabalho para conseguir essa foto! Mas graças à simpatia e disponibilidade de todos os funcionários do parque consegui a nossa foto!!!
Foto Profissional do Parque Unipraias
O Parque Unipraias possui 3 atrações fantásticas lá no topo, além de trilhas e mirantes estratégicos para lindas fotos. A paisagem é deslumbrante. Antes de ir para a 3ª estação, curta bastante o topo e as atividades! 

Atrações do Parque Unipraias

Fantastic Forest: trata-se de uma caminhada de no máximo 15 minutos dentro de uma “floresta encantada”, onde os pequenos encontram fadas e duendes (atores caracterizados) e visitam cenários mágicos, com brinquedos de madeira, casinhas, interagindo com atividades musicais e educativas. É um passeio encantador. Crianças pequenas se realizam… Na saída tem uma lojinha, uma perdição! .

Youhooo!: Essa atração é imperdível! Um trenó de montanha para uma ou duas pessoas que “voa” em trilhos no meio da mata-atlântica percorrendo uma distância de 710 metros com uma velocidade de até 60km/h. Pura adrenalina… E para os medrosos, é bom saber que os carrinhos possuem freios! rsrsrsrs. Conto mais sobre essa atração nesse post aqui.

Zip Rider: Essa é a atração mais radical ao meu ver, pois é a forma mais rápida e emocionante de se chegar á terceira estação… se curte adrenalina, não pegue o bonde, desça de Zip Rider!!! Uma tirolesa moderna que percorre 750 metros a uma velocidade de 60km/h a 240 metros de altura. Faça todas as atrações do parque antes, pois após descer a parada da Praia das Laranjeiras é obrigatória. Mais sobre esta atração aqui, nesse post.

Foto em um dos mirantes 

Praia das laranjeiras vista lá de cima…

Muitas trilhas para curtir com as crianças
Após desfrutar de todas as atrações radicais a ordem do dia é desfrutar algumas horas lá na Praia das Laranjeiras, cuja experiência descrevo aqui nesse post. Basta controlar o seu horário, pois como a maioria dos turistas passam o dia na praia e retornam no final da tarde, as filas para o bondinho são grandes. Nós subimos as cinco da tarde e o tempo de espera na fila para o embarque passou dos 50 minutos. Isso em alta temporada, em pleno verão.  Por isso que no retorno não paramos na estação do morro, passamos direto retornando ao Balneário Camboriú. 
Para quem resolveu fazer o contrário, curtir a praia na parte da manhã e deixar as atrações do Parque Unipraias para o período da tarde, vai encontrar um pequeno problema para retornar também… a maioria dos bondinhos que vem lá da Laranjeiras já sobem lotados e nem param… portanto também existe fila para o retorno…  Programe-se, escolha seu melhor dia e relaxe. 
Só não deixe de fazer esse passeio, é imperdível!
Após sair da Estação Laranjeiras, trajeto que nos leva até a Praia das Laranjeiras para passar o dia
Fila para o embarque de retorno na Estação Laranjeiras, no final da tarde.

Conteúdo atualizado em 31 de março de 2021

Índice

Siga-nos no Facebook e Instagram!

[instagram-feed feed=4]

Busque seu Hotel

Booking.com

Parques do Brasil

Avaliações

Leia nossas avaliações de hospedagens, restaurantes e passeios no Trip Advisor

Tipos de Parque

De carro é bem melhor!

Estados Visitados

Nunca viaje sem seguro!

logo-topo-500

Comentários:

Vai ser muito bacana ter um comentário seu aqui!

SOMOS UM BLOG DE VIAGENS EM FAMÍLIA COM FOCO EM DESTINOS DIVERTIDOS, ONDE RELATAMOS NOSSAS EXPERIÊNCIAS DANDO DICAS AOS LEITORES. NÃO SOMOS PARQUE E NÃO VENDEMOS NENHUMA ESTADIA OU INGRESSO PARA NENHUM DOS DESTINOS CITADOS.

Todos os comentários do blog são moderados, então em breve será publicado. NÃO RESPONDEMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS.

Uma resposta

  1. Gostei das dicas. A programação da minha viagem não inclui um dia inteiro para Unipraias. Vc acha que dá pra curtir as atrações radicais em apenas uma manha???